Prof. Fabio
ATENÇÃO!!!
Em 2011 novos Blogs
          
          
Ou se preferirem:
ou
Prof. Fabio

"O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano."

Issac Newton


30/09/2009

Relações ecológicas (6º ano)

COMPETIÇÃO: Relação em que indivíduos da mesma espécie ou de espécies diferentes disputam pelos mesmos recursos, que podem ser alimento, espaço, luminosidade, etc. Exemplos: Árvores em uma floresta fechada em busca de luz; Urubus em busca de alimento.

PARASITISMO: Relação em que uma espécie vive às custas de alimento retirado do corpo de outra. Exemplos: Piolho e homem; carrapato e boi.

PREDAÇÃO: Interação em que um indivíduo de uma espécie (predador) e um indivíduo de outra espécie (presa) para alimentar-se. Exemplos: Leão e zebra; Peixe e pingüim.

COMENSALISMO: Associação entre indivíduos de espécies diferentes na qual um deles aproveita os restos alimentares do outro sem causar a este qualquer tipo de prejuízo. Exemplos: Tubarão e rêmora;

EPIFITISMO: É um tipo de comensalismo onde plantas que se apóiam sobre outras plantas buscando melhor iluminação. Exemplos: Bromélias/Orquídeas sobre as árvores

INQUILINISMO: Tipo de comensalismo em que a espécie comensal vive no interior do corpo do hospedeiro, sem prejudicá-lo ou beneficiá-lo. Exemplo: Peixe agulha que vive dentro do pepino do mar.

PROTOCOOPERAÇÃO: Associação entre indivíduos de espécies diferentes onde há benefício para ambas as partes. Podem a qualquer momento separar-se e garantir a sobrevivência de ambos. Exemplos: Caranguejo-eremita e anêmona do mar; Pássaro-palito e crocodilo.

MUTUALISMO: Relação em que as espécies se beneficiam reciprocamente e não conseguem viver separadas, ou seja, a relação é obrigatória. Exemplos: Liquens (algas e fungos); bactérias do intestino do boi, protozoários no intestino de cupins.

AMENSALISMO: Um dos indivíduos é capaz de produzir substâncias que podem inibir o desenvolvimento do outro ou mesmo causar sua morte. Exemplos: Fungo que produz a penicilina e bactérias; Maré vermelha e seres marinhos.

SOCIEDADE: Agrupamento de indivíduos da mesma espécie havendo divisões de trabalho. Agrupamento de indivíduos da mesma espécie ligados entre si. Exemplos: Abelhas, cupins e formigas.

COLÔNIAS: indivíduos de uma mesma espécie ligados fisicamente entre si. Exemplos: corais, esponjas e bactérias.

CANIBALISMO: Um animal mata outro da mesma espécie para dele se alimentar, raro no mundo animal dos vertebrados. Exemplos: algumas aranhas, insetos e peixes.

Veja algumas dessas relações abaixo:



0 comentários: